quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Culto de Senhoras - 26/08/15

ASSUNTO:’’ UM POVO ESCOLHIDO POR DEUS’’
TEMA: JACÓ
“E, DEPOIS, SAIU O SEU IRMÃO, AGARRADA SUA MÃO AO CALCANHAR DE ESAÚ; POR ISSO, SE CHAMOU O SEU NOME JACÓ. E ERA ISAQUE DA IDADE DE SESSENTA ANOS QUANDO OS GEROU. ‘’ Gêneses 25. 26 

INTRODUÇÃO
O segundo filho de Isaque e Rebeca foi chamado de Jacó, porque saiu agarrado ao calcanhar de seu irmão. Jacó era varão simples que habitava em tendas como Abraão e Isaque seu pai, herdeiros da mesma promessa, da mesma herança.
Jacó cuidava do rebanho e não se afastava da tenda, seu lugar de habitação junto à família.
Esaú sendo o primogênito, não valorizou a benção da primogenitura e nem a aliança estabelecida entre Deus e Abraão, seu avô. E desfazendo do seu direito de primogenitura, trocando-a por um prato de guisado. Mediante a um juramento, Jacó que não tinha o direito a primogenitura pela ordem de seu nascimento, passa a ter, pela compra e pela escolha de Deus seria o herdeiro.

DESENVOLVIMENTO
O grande desejo de Jacó era alcançar a benção da primogenitura fazendo assim a boa escolha, que profeticamente já no ventre lutava por ela, lutou e conseguiu. Benção confirmada por Deus quando diz: Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo. (Isaias 41:8).
Alcançar esta benção era fazer parte do projeto de Deus, um projeto de salvação.
Ao sair da sua terra em busca de sua esposa, recebe a benção de Isaque que diz: E Deus Todo-poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos. (Gênesis 28.3)
Casou com Leia e Raquel. Teve doze filhos homens formando assim as tribos de Israel.
Em Betel que significa Casa de Deus, Jacó tem um encontro com o Senhor, e ali levanta um altar a ELE. Deus visita Jacó em sonhos e confirma as alianças estabelecidas com Abraão e promete a Jacó que a sua semente seria como o pó da terra. Promete que estaria com ele e que o guardaria por onde quer que fosse e que o faria tornar a Betel.
Ao passar pelo Vau de Jaboque luta com um anjo, em busca da benção, era um momento que se preparava para encontrar com seu irmão, Esaú, a quem temia (Gênesis 32.7). Jacó teve uma profunda experiência que lhe deixou marcas físicas e espirituais. E Jacó ‘’ ficou só’’(Gênesis 32.24) e lutou com o anjo até que ele o abençoasse. E recebe o nome de Israel, pois como príncipe lutaste com Deus, e com os homens e prevaleceste. Provou que o desejo de receber a benção de Deus era real em sua vida, uma expressão de fé, lutou pela benção. E coloca o nome daquele lugar de Peniel, pois viu Deus face a face.

CONCLUSÃO
Jacó reconhece que a benção só poderia vir de Deus, tal foi o valor dado a esta benção que desde o ventre Jacó lutava por ela. Benção que o transformou, mudando o seu caminhar. Foi um momento a sós que lutou por sua benção. Lutar pela benção, foi a grande diferença entre Jacó e seu irmão Esaú.
A vida de Jacó era repleta de lutas, mas deixou aos seus filhos um exemplo de fé, e um testemunho de que Deus o sustentou em toda a sua caminhada.
Antes de morrer abençoa seus filhos com a mesma benção recebida de Abraão e Isaque. Por uma escolha feita passou a fazer parte do projeto eterno, para que um povo fosse formado e a promessa de Deus fosse cumprida, o nascimento daquele que viria ser o nosso Salvador, Jesus Cristo.
Hoje o Senhor tem separado um povo, que é formado por servos e servas que escolheram o Senhor Jesus em suas vidas.
E por esta benção lutamos, porque a temos como preciosa. Passamos por temores, lutas, provas, mas em momentos a sós com o nosso Deus, ELE tem enviado o seu anjo, a vitória é nos dada, e andando por fé como os servos do passado, chegaremos a Canaã Celestial.
‘’ Para que a benção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e a para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário