quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Culto de Senhoras - 12/08/15

Assunto: Um povo escolhido por Deus
Tema: “ABRAÃO’’
‘’ Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.’’ Hebreus 11. 8,9

INTRODUÇÃO

Abraão, que anteriormente se chamava Abrão (Pai exaltado) cujo nome foi mudado por Deus para Abraão (Pai da multidão).
A bíblia se refere a ele como amigo de Deus, um exemplo notável de fé.
Abraão era um homem comum como nós, que enfrentou muitas dificuldades, mas foi vitorioso ao lidar com elas, pois tinha uma aliança eterna com Deus. Aliança que significava ser abençoado, mas também ser fiel.

DESENVOLVIMENTO

Abraão nasceu em Ur dos Caldeus, filho de Terá, neto de Naor, descendente de Sem (filho de Noé).
Terá, pai de Abraão toma sua família, sai de Ur dos Caldeus para ir à terra de Canaã, foram até Harã e habitaram ali (Gen. 11:31).
Após a morte de Terá, Deus chama Abraão e lhe faz promessas. O Deus de Abraão chamou para uma nova vida, para construir uma história.
Este foi o começo do chamado de Deus a Abraão “Sai-te da terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” Gênesis 12.1.
Deus faz-lhe uma promessa, “Far-te-ei uma grande nação, (Sara era estéril), e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção.” Gênesis 12.2.
O que permitiu que tudo isso viesse acontecer, foi a fé que teve no Deus soberano. Ele creu no invisível. Creu nas promessas de Deus. Foi provado para deixar o testemunho de fé para o povo de Israel e para a Igreja, de quem é chamado Pai segundo a fé. (Romanos 4.11-16).
Deus prometeu um filho a Abraão, então nasce Isaque (Abraão com 100 anos e Sara com 90 anos).
A fé de Abraão mais uma vez é provada, quando Deus pede seu filho Isaque em sacrifício. Pela fé ele obedeceu, crendo que Deus é poderoso para até dos mortos ressuscitar. (Hebreus 11.17-18).
Quando seu filho lhe pergunta: Onde está o cordeiro? Abraão o responde: Deus proverá para si o cordeiro. Deus proveu o animal para o sacrifício.
Abraão em sua atitude em levar seu único filho, o filho da promessa ao sacrifício mostra a sua fé, obediência e seu amor a Deus sobre todas as coisas.
Tinha certeza (fé) que Deus proveria para ele à salvação, o socorro, profeticamente nos apontando para Jesus o qual o Pai providenciaria para nós Igreja de Cristo.
Abraão ouviu e obedeceu a voz do Senhor. A palavra nos ensina que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Ele obedeceu e obedecer é ato de fé.
Abraão viveu em Hebrom, cidade muito antiga, formosa por suas vinhas e pastagens excelentes.
Foi em Hebrom que Abraão cavou sete poços. Hebrom significa união, congregação, nos fala da Igreja. Viveu ali recebendo proteção e as confirmações das bênçãos de Senhor, debaixo dos Carvalhais de Manre, que significa eternidade.

CONCLUSÃO

Somos um povo, onde no nosso meio podemos ver as promessas de Deus se cumprindo.
Deus trocou o nome de Abraão (houve uma troca de identidade) da mesma forma nosso nome será trocado (Apocalipse 2.17). Hoje temos a marca, a identidade de Cristo em nós. Somos justificados no sangue do Cordeiro.
Abraão agradou ao Senhor pela fé existente em sua vida. Creu no impossível, na promessa. Confiou em Deus. Nós, Igreja cremos no mesmo Deus de Abraão, cremos na promessa de uma nova terra, Canaã.
O senhor também fez conosco uma aliança, quando enviou Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Mas é necessário termos fé, para que sejamos agradáveis ao Senhor e permanecendo firmes, fiéis para herdarmos a vida eterna.
“Em ti serão benditas todas as nações…” A benção de Deus em nossas vidas é Jesus que nasceu da semente de Abraão. Que benção maravilhosa. Assim como o Senhor abençoou a Abraão, também tem nos abençoado. Fez a nós uma promessa, Jesus vai voltar! E nos levará a Canaã celestial.
‘’ Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. ’’
Romanos 4.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário