quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Culto de Senhoras - 19/08/15

ASSUNTO: ‘’ UM POVO ESCOLHIDO POR DEUS’’
TEMA: ‘’ ISAQUE’’
‘’ E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para sua semente depois dele.’’ Gênesis 17.19  

INTRODUÇÃO
Desde a eternidade havia um projeto de Deus para resgatar o homem das trevas para sua maravilhosa luz. Necessário foi formar um povo escolhido pelo próprio Deus, para que através deste, a humanidade conhecesse a sua salvação, o seu filho Jesus.
Um homem ouviu o chamado de Deus para fazer parte deste projeto, Abraão, que saiu deixando para trás a sua parentela e pela fé obedeceu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa.
O Senhor Deus promete um filho a Abraão e que através da sua descendência faria uma grande ação.

DESENVOLVIMENTO
Abraão e Sara quando estes tinham a idade de 100 e 90 anos, respectivamente o filho da promessa nasceu o fruto da fé, Isaque, que significa: ‘’ aquele que ri’’, ou simplesmente ‘’ riso’’.
Isaque foi o primeiro a ser circuncidado com oito dias de nascido, como Deus lhe tinha ordenado (Gênesis 21.4), era o reconhecimento à promessa da aliança (Gênesis 17.2 a 17).
Mais tarde Isaque viveu a grande experiência de sua vida ao ter sido amarrado como vítima de sacrifício e pela intervenção do Senhor que enviou um carneiro, sendo assim, livre da morte.
Isaque tinha 40 anos quando se casou, e esperou por 20 anos por filhos, quando vieram os gêmeos Esaú e Jacó.
A mansidão de Isaque pode ser vista na maneira como obedeceu ao seu pai sem resistência ao tornar-se o sacrifício sobre o altar de Moriá, e foi manso quando os pastores de Gerar reivindicavam os poços.
E o Senhor o fez próspero em tudo, os interesses de sua vida estavam ligados ao altar, à tenda e ao poço.
O altar estava diretamente ligado à gratidão pela vida, à proximidade com Deus, a adoração.
A tenda é a ligação com a família, a herança e uma promessa feita a Abraão e a ele pelo Senhor; ‘’ Eu sou o Deus de Abraão, teu pai.’’ (Gênesis 26.24 e 25).
O poço era o sustento da vida, a prosperidade. Isaque morreu com a idade de 180 anos e foi sepultado em Hebron (significa: união) onde vivia. O livro de Hebreus no capítulo 11 Isaque foi contado como testemunho de fé.

CONCLUSÃO
No passado o próprio Senhor Deus escolheu apenas um homem, para que um povo que seria chamado de santo fosse formado. Hoje o mesmo Senhor tem escolhido a cada uma de nós, num chamado pessoal para fazermos parte de um povo que vai morar no céu.
O nascimento de Isaque que era impossível ao homem foi o fruto da fé, assim uma operação de maravilha. O nascimento da vida espiritual é uma operação de maravilha sustentada pela fé.
Quando Isaque, demonstrando obediência ao seu pai foi amarrado ao altar como vítima do sacrifício e livre pela mão do Senhor, estava apontando profeticamente para o sacrifício de Jesus, ‘’ obediente até à morte e morte de cruz’’.
Isaque saiu da morte para vida, o Senhor Deus enviou a vítima do sacrifício. O Senhor nos enviou Jesus e nos livrou de tudo que nos levava a morte, no seu sacrifício de cruz saímos da morte para vida.
Havia na vida de Isaque uma ligação clara com o altar, a tenda e o poço.
A vida daqueles que foram livres da morte tem uma comunhão direta com o altar, em gratidão e adoração por uma eternidade e por um amor tão grande que não merecíamos.
A tenda fala d a herança que recebemos através do Espírito Santo de uma promessa feita, de salvação e da volta do Senhor Jesus que devemos ama-la e transmiti-las dentro dos nossos lares.
E o nosso sustento vem poço para esta caminhada, não podemos nos afastar dele porque assim pereceremos, a água deste poço é remédio que sara a nossa alma, água que salta para a vida eterna.
Isaque fala da liberdade com que Cristo nos libertou. (Gálatas 5.1)
E gratos ao Senhor por sua salvação podemos dizer como salmista:
‘’ Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor a estes.’’ Salmos 126.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário