sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Aula 2 - A Família de Noé - 14/02/2016

Tema: A Família
Aula 2 – A Família de Noé

"Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." Hb 11:7
Introdução
Na aula passada vimos como Deus instituiu (criou) a família, o casamento, a união entre o homem e a mulher. Vimos também como Deus os abençoou.
Em toda a Bíblia podemos ver o desejo de Deus em abençoar e salvar as famílias.
Nesta aula vamos aprender sobre a história de Noé. Através da sua obediência e fidelidade, Deus salvou Noé e toda a sua família.
Desenvolvimento
Deus criou Adão e Eva para viverem feliz e eternamente num lindo jardim, que Deus chamou de Éden. Mas Adão e Eva pecaram, desobedeceram a Deus, por isso Deus os tirou do jardim, e eles foram condenados à morte eterna.
Depois de Adão e Eva, os homens se multiplicaram sobre a terra. O pecado, a violência e a maldade dominavam a humanidade. As pessoas perderam o temor e se afastaram de Deus. (Gn 6:5)
Mas em meio a tanta maldade e pecado, um homem achou graça diante dos olhos de Deus - Noé. O que havia de especial nele? Noé andava com Deus. Ele não se contaminou, não se misturou com o pecado. Ele não vivia na desobediência a Deus como as pessoas de sua época. Noé era fiel, justo e reto. (Gn 6:9)
Vocês viram como é maravilhoso um servo de Deus ter um testemunho fiel ao Senhor? Noé foi fiel a Deus mesmo no meio de tanto pecado. Ele preferiu antes agradar a Deus a agradar ao mundo.
Nós, da mesma forma, vivemos em um mundo de pecado. As pessoas (muitas crianças e adolescentes) fazem tantas coisas erradas, que não agradam a Deus. Mas devemos ser como Noé. Devemos ser obedientes e fiéis a Deus.
Deus chamou Noé e lhe deu uma ordem: "Noé, construa uma arca, e depois você e sua família entrarão nessa arca. E vocês também colocarão nela um casal de cada animal, porque um juízo virá sobre a terra por causa do pecado: O DILÚVIO".
Deus mandaria muita chuva para destruir tudo que havia na terra. (Gn 6:13-22)
E Deus disse para Noé algo maravilhoso: "Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo." Gn 6:18.
Vocês viram? Deus não livrou somente Noé. Deus livrou Noé e sua família do juízo que viria sobre a terra. E Deus também quer abençoar você e sua família por amor à sua vida.
E Noé creu, obedeceu, e através de sua vida, toda a sua família foi salva da morte, pois quando o dilúvio veio sobre a terra, eles foram salvos porque estavam dentro da arca. Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata – Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes 2ª Aula - EBD - CIA – A Família - A família de Noé 2
Hoje também o pecado tem se multiplicado. A carta a II Timóteo 3:1-5 (ler para a classe de adolescentes), nos relata como seriam os homens dos últimos dias.
É exatamente o que estamos vendo hoje: homens desobedientes, teimosos, que fazem o que querem, desonram e desobedecem seus pais, amantes de si mesmos, orgulhosos, sem afeto natural, que amam as coisas do mundo e desprezam a Deus.
Diante da corrupção do mundo de hoje, devemos agir como Noé: "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." Hb 11:7
Pela fé: É a fé em Deus que nos faz crer e esperar na promessa de salvação dos nossos familiares - "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa" At 16:31. Creia em Jesus, entregue a sua vida a Ele, pois Ele tem poder para salvar sua vida, seus pais, seus avós, irmãos, tios e toda a sua família.
Divinamente avisado, temeu: Há um juízo sobre este mundo, como nos dias de Noé. "E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." Mt 24:37 e 42.
É preciso temer e estar em vigilância nesta última hora. Estar vigilante é estar alerta, atento: não faltar aos cultos, ler a Bíblia, orar, louvar ao Senhor e testemunhar do nome do Senhor.
Para salvação da sua família preparou a arca: As medidas e o projeto para construir a arca foram revelados por Deus. Noé creu, temeu e obedeceu e preparou a arca, para a sua salvação e de sua família.
A arca é para nós a Obra do Espírito Santo. Estamos realizando a Obra do Senhor a cada dia, buscando a salvação de nossos familiares, porque sabemos que Jesus em breve voltará. O arrebatamento se cumprirá. E nós queremos ver nosso pai, nossa mãe, nossos avós, irmãos, tios, conosco na eternidade. Esse é o nosso maior desejo e alegria.
Conclusão
A salvação chegou para toda a família de Noé através da sua fidelidade a Deus. Também através da nossa fidelidade a Deus, o nosso zelo e amor pela Obra do Espírito Santo (a nossa arca), Ele irá salvar a nossa família do juízo que está sobre este mundo.
Deus nos ama e por isso tem o escape, a salvação para nós e nossos familiares. Glória a Deus!
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." I Co 15:58
Sugestões de louvores: Perdoa-me Senhor (108), Como Noé (103), Andando em Espírito (91), No céu um dia nós vamos morar (164), Marchai! Marchai! (158), Quero ser santo para o Senhor (150).


http://www.satelitemaranata.org.br/arquivos/AULA%2002%20-%2014-02.zip

Nenhum comentário:

Postar um comentário