sábado, 27 de fevereiro de 2016

Aula 04 - A verdadeira Páscoa - 28/02/2016


Tema: Páscoa
Aula 4 – A verdadeira Páscoa 
"Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós". I Co 5:7

Introdução
Vamos começar esta aula fazendo uma pergunta: Quem aqui já ouviu falar de Páscoa levanta a mão! Ah! Todo mundo já ouviu falar de páscoa.
Mas é sempre muito importante relembrarmos os estudos da Palavra de Deus, pois assim estaremos protegidos dos enganos deste mundo. Por isso o apóstolo Paulo disse: "Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós". Fp 3:1b

Desenvolvimento
O povo de Deus foi parar num país muito longe da sua terra: o Egito. Eles foram para lá quando José se tornou governador do Egito. Depois de um tempo José morreu, e passados muitos anos se levantou um Faraó que não conhecia a José. Ele passou a escravizar o povo de Deus.
Mas quanto mais ele maltratava o povo, mais o povo crescia. Então, ele mandou matar todos os meninos que fossem nascer, pois assim o povo não teria mais homens para trabalhar.
Esse Faraó era bonzinho ou era mau? Mau! Que coisa triste mandar matar as crianças. E um menino muito especial nasceu quando essa ordem terrível foi dada por Faraó. Qual era o nome desse menino? Moisés. Mas a mãe de Moisés escondeu Moisés quando ele nasceu.
Ela o colocou em um cesto todo forrado e o pôs no rio, perto do lugar onde a filha de Faraó tomava banho. Ali, ela encontrou aquele bebê, e disse: Esse bebê é do povo hebreu e para ele não morrer a mãe o colocou no cestinho e agora eu vou cuidar dele como meu filho.
Mas a irmã de Moisés estava ali perto vigiando tudo. E quando ela viu a filha de Faraó com o menino, ela logo falou: A senhora quer que eu arrume uma mulher para cuidar dele até ele desmamar? Então, a filha de Faraó deixou que a menina levasse Moisés. (Êx 2:1-10)
E a mãe de Moisés tomou conta dele até ele ficar grandinho. E ela sempre ensinou a Moisés, que ele iria para o palácio de Faraó, mas ele fazia parte do povo de Deus.
A mãe de Moisés o devolveu, e ele foi morar no palácio. Mas Moisés guardou uma coisa no seu coração: Eu estou aqui no palácio de Faraó, mas eu sou hebreu, eu faço parte do povo de Deus. Nós estamos neste mundo, mas somos servos de Deus.
E quando Moisés ficou jovem, ele não quis mais morar no palácio de Faraó. Ele foi embora do Egito e foi trabalhar como pastor de ovelhas. Deus se agradou de Moisés, pois ele não se iludiu com as riquezas do palácio de Faraó. Ele preferiu ter uma vida simples, mas servindo a Deus.
E lá no Egito o povo clamou: Senhor! Não aguentamos mais tanto sofrimento! (Êx 2:23-25)
E Deus ouviu a oração do Seu povo e chamou Moisés para libertar o seu povo do Egito. Será que Moisés aceitou ou rejeitou o chamado de Deus para sua vida? Moisés atendeu o chamado de Deus. E hoje Deus está chamando a todos aqui para servi-lo e para trabalhar na Sua Obra, basta abrirmos os nossos corações e atendermos o chamado do Senhor.
Moisés não teve medo. Ele foi até Faraó e deu o recado de Deus para Faraó: "Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto". Êx 5:1
Será que Faraó deixou o povo ir? Não. Então Deus começou a mostrar para Faraó e para todos os moradores do Egito, que Ele era o Deus de Israel, e não tinha nenhum Deus como Ele.
Deus mandou pragas (juízos) sobre o Egito. E depois de nove pragas, será que Faraó deixou o povo ir? Não. Mas que coração duro esse de Faraó, não é? E o povo de Israel viu que Deus era poderoso para libertá-los das mãos de Faraó.
E Deus anunciou a décima praga sobre o Egito: todos os filhos primogênitos (filhos mais velhos) iriam morrer. Faraó e o povo do Egito ficariam tão tristes, que deixariam o povo ir.
Mas o povo de Deus ia sair de qualquer jeito? Não! Antes da partida o povo comemoraria uma festa! Mas como seria esta festa? Qual o motivo desta festa? Nós vamos saber agora.
O motivo da festa era comemorar a saída do Egito e o fim da escravidão. E Deus explicou cada detalhe daquela festa: Cada família vai pegar um cordeiro e passará o sangue do cordeiro nos lados e em cima das portas de suas casas. (Êx 12:1-28)
A festa seria um jantar e todos iriam participar. As crianças ficariam de fora? Não. Essa é a Páscoa do Senhor! E todos os anos seria comemorada pelos hebreus.
Enquanto o povo de Deus comemorava a festa da Páscoa, Deus enviou a décima praga. Todos os filhos mais velhos do povo do Egito e de Faraó morreram. Mas no meio do povo de Deus não houve mortes, pois nas casas dos judeus havia o sangue nas portas. O sangue de Jesus nos nossos corações nos livra da morte eterna.
Faraó e o povo do Egito choraram muito. E então Faraó disse: Levantem e vão embora e vocês podem servir ao seu Deus. Que alegria para o povo de Deus, pois naquele dia eles foram libertos da escravidão do Egito. (Êx 12:31)
Hoje vocês vão sair daqui sabendo que PÁSCOA é livramento, é passagem para uma nova vida. De escravos do Egito, o povo foi liberto para voltar para a terra que Deus prometera pra eles.
E este mundo em que vivemos nos lembra o Egito, pois o pecado só escraviza o homem e o faz sofrer. Mas Jesus, o CORDEIRO DE DEUS é a nossa páscoa. Ele derramou o seu sangue por nós. "Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós". I Co 5:7
Jesus veio libertar o homem da escravidão do pecado: dos vícios, das coisas erradas que o homem faz, que só trazem mais tristezas para o coração.
Vocês ouviram a Palavra de Deus falar em coelho, ovo e chocolate? Não! A Bíblia não falou isso! Então não se enganem! O mundo quer substituir Jesus nos nossos corações. Jesus é o Cordeiro de Deus que morreu por nós.
Repassamos uma frase de uma menina do ensino fundamental, lamentando o que o mundo aprende sobre a Páscoa: "Hoje o mundo comemora a Páscoa totalmente diferente da Bíblia. Trocam o cordeiro por coelho, e o sangue por chocolate." 

Conclusão
Jesus tira a amargura de nossas vidas, trazida pelo pecado. Ele perdoa os nossos pecados com Seu sangue e nos dá uma nova vida. Nossa Páscoa é a libertação do mundo, do pecado e do mal que o assola (destrói). A nossa páscoa é Jesus vivo em nossos corações todos os dias, até o dia em que iremos morar na terra que Ele nos prometeu.
Sugestões de louvores: Sei que na cruz (79), Quando Israel saiu do Egito (68), Os céus e a terra passarão (176); Onde vive o Rei da Glória? (42)

Nenhum comentário:

Postar um comentário