segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Aula 03 - A família de Deus - 21/02/2016

Tema: A Família
Aula 3 – A família de Deus
“Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus.” Ef 2:19
“E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.” Gn 24:58
Introdução
Hoje teremos a nossa última aula do estudo sobre a Família.
Já vimos nas aulas anteriores que Deus teve o cuidado de nos mostrar a sua preocupação com a família. Primeiro aprendemos como Deus instituiu a família e como Deus os abençoou. Depois vimos como Deus salvou Noé e sua família do juízo que viria sobre a terra, porque Noé foi obediente a Ele.
Na nossa última aula vamos ver como é maravilhoso fazermos parte da família de Deus. Deus está preparando um povo, uma família para morar com Ele na eternidade.
O Velho Testamento nos traz o exemplo maravilhoso de Isaque e Rebeca, que aponta profeticamente para o casamento de Jesus com a sua igreja fiel.
Desenvolvimento
Isaque era o filho amado de Abraão. Ele era um filho obediente, que fazia toda a vontade do pai. O desejo de Abraão era que seu filho se casasse, mas a noiva deveria possuir uma qualidade especial. Vamos ver como foi o casamento de Isaque?
A Bíblia nos conta que Abraão tinha um servo fiel em quem confiava. Ele se chamava Eliezer. Certo dia, Abraão chamou seu servo Eliezer e lhe disse: Meu filho Isaque precisa de uma noiva muito especial. Eu quero que você vá buscar esta noiva no meio da minha parentela, porque ela tem que ter o mesmo sangue do meu filho. “Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque”. Gn 24:4
Eliezer obedeceu à ordem e partiu para a terra da família de Abraão levando muitos presentes para a noiva: “...tomou o varão um pendente de ouro de meio ciclo de peso, e duas pulseiras para suas mãos, do peso de dez siclos de ouro” Gn 24:22. O noivo era muito rico!
Eliezer pediu a Deus que enviasse uma jovem que fosse da parentela de Abraão (mesmo sangue). A Palavra de Deus nos conta que ele foi para a fonte onde as jovens iam buscar água.
Ali, viu uma jovem chamada Rebeca. Ele se dirigiu a ela e disse: “Abaixe o teu cântaro e dá-me de beber”. Ela prontamente lhe deu água e ainda ofereceu água para os camelos dele também. Gn 24:14-23
Que alegria ele teve! Aquela moça era da família de Abraão. Ela tinha o mesmo sangue de Isaque. Ela era obediente, trabalhadora, bondosa e educada.
Eliezer não teve dúvidas que tudo aquilo foi preparado por Deus. Ele foi imediatamente até a família de Rebeca e lá abriu seus tesouros: vasos de prata, de ouro e vestidos para se vestirem. E ali ficou até que se passasse a noite.
E logo pela manhã, Eliezer disse: “É hora de ir até o meu senhor”. A família de Rebeca queria que ela ficasse, mas Eliezer se apressou, pois era hora da partida.

Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata – Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes 3ª Aula – EBD - CIA – A Família – A família de Deus
E todos perguntaram a Rebeca: Irás tu? Irei. Rebeca não teve dúvidas. Ela estava definida, por isso seguiu Eliezer. Isaque foi ao seu encontro e naquele dia Isaque e Rebeca se casaram e foram para o seu lar. (Gn 24:55-67)
Que história linda! E Deus quer nos ensinar que o casamento de Isaque e Rebeca aponta, profeticamente, para o casamento de Jesus (noivo) com a igreja fiel (noiva). Abraão é tipo de Deus, o Pai. Isaque é tipo do Senhor Jesus. Eliezer representa o Espírito Santo, e Rebeca é tipo da igreja fiel, que um dia vai participar das bodas (casamento) com o noivo (Jesus).
Qual a principal característica que a noiva de Isaque deveria ter? Ser da parentela de Abraão, ter o mesmo sangue, ou seja, ser da família de Abraão.
Então, aprendemos que, para fazermos parte da Igreja Fiel, que é a noiva de Jesus, precisamos ser parte da família de Deus, ter o sangue de Jesus na nossa vida.
Paulo nos ensinou: “Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus”. Ef 2:19
Paulo fala da família de Deus. Mas como fazer parte da família de Deus? Através do sangue de Jesus que foi derramado para o perdão dos nossos pecados. “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” Ef 2:13
O sangue de Jesus é poderoso para transformar a nossa mente, o nosso coração, nos transformando em novas vidas. Nós não queremos mais fazer parte do mundo. Nós queremos fazer parte da família de Deus.
Rebeca, além de fazer parte da família de Abraão, estava vigilante, atenta. Ela não foi pega de surpresa quando Eliezer chegou até ali. Ela estava preparada para ir se encontrar com seu noivo.
Jesus vai voltar!! E somente aqueles que se prepararem, santificando suas vidas, não se contaminando com a sujeira do pecado, é que serão chamados para as bodas do cordeiro. “Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”. Ef 5:27
Conclusão
O casamento estabelecido por Deus lá na criação (união entre o homem e a mulher) já apontava profeticamente para a união de Cristo e a Igreja fiel. Por isso o inimigo combate contra o casamento. Mas este projeto não pode ser mudado. “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Mt 24:4
Jesus já preparou um lar para a sua família. “Na casa de meu Pai tem muitas moradas.” Jo 14:2a
Em breve Ele virá para buscar a sua noiva amada. Devemos estar vigilantes. “Mas aquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.” Mt 24:36
Qual a sua reposta à voz do Espírito Santo: Irás tu com Jesus?
Sim! Eu irei! Eu quero fazer parte desta família que vai morar para sempre no céu com Jesus nas mansões celestiais. Eu tenho o sangue de Jesus em mim. Ele me salvou!
Sugestões de louvores: Sei que na cruz (79); Igreja corpo de Cristo (20); A noiva amada do Cordeiro (33); A minha alma espera no Senhor (162); Em breve estaremos na glória (116).

Nenhum comentário:

Postar um comentário