quarta-feira, 15 de julho de 2015

Culto de Senhoras - 22/07/2015

ASSUNTO: UM POVO ESCOLHIDO POR DEUS
TEMA: ‘’NOÉ’’

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” Hebreus 11:7. 

INTRODUÇÃO:
Noé era filho de Lameque, descendente de Adão. Ele teve três filhos: Sem, Cam e Jafé. Noé tinha 600 anos quando começou o dilúvio e viveu mais 350 anos depois disso.
Nos dias de Noé a terra estava corrompida à vista de Deus, cheia de violência. Deus chama Noé e revela-lhe o juízo que seria executado sobre toda carne. Noé era homem justo e íntegro entre o povo da sua época, andava com Deus e achou graça diante Dele, recebendo de Deus uma grande incumbência de anunciar o juízo ao mundo da época. 

DESENVOLVIMENTO:
Após a criação do mundo, a humanidade cresceu muito, mas cresceu também a iniquidade. O homem era mal e a Terra estava cheia de violência. A Palavra diz que Deus ditou um juízo sobre toda carne. (Gênesis 6.6)
Mas, Deus achou a Noé um homem justo e reto (Gênesis 7.1) e anunciou o dilúvio e lhe mandou construir uma arca que salvaria ele e sua família. Noé creu nisso e começou a construção da arca, perseverou em obedecer à revelação do Senhor, mesmo diante das adversidades.
Creu naquilo que não viu, sendo feito herdeiro da justiça segundo a fé.
Deus não o escolheu por ser perfeito, mas porque achou sinceridade em seu coração. Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado. (Gênesis 6, 14 a 22)
Depois da arca construída, Noé entrou com sua família e com os animais, estando todo o mantimento preparado para se manterem durante o período do dilúvio como o Senhor ordenara. Após sete dias começou a chover. E choveu 40 dias e 40 noites. Nada faltou para Noé, sua família e os animais.
Com o dilúvio o Senhor deu uma nova oportunidade para a humanidade.
Deus estabeleceu uma aliança. (Gênesis 9.9 a 17). A palavra aliança significa: pacto, concerto, um ajuste entre duas ou mais pessoas. A aliança de Deus, no entanto, trata-se de uma ação da graça (favor imerecido) por parte de Deus.
Esta ação soberana de Deus não incluía somente Noé e a sua descendência, mas e todos os seres viventes. Como sinal dessa Aliança, Deus colocou o seu arco na nuvem, para trazer à memória a promessa envolvida nessa Aliança, sua fidelidade em nunca mais destruir a terra e os seres viventes por meio de um dilúvio. 

CONCLUSÃO
Deus na sua soberania poupou Noé e sua família, e estabeleceu com ele uma Aliança.
O Senhor Deus determinou o juízo sobre a humanidade e toda a Terra. Noé foi incumbido de anunciar esse juízo. Com sua obediência e fé achou graça aos olhos do Senhor. Toda sua descendência foi beneficiada.
Hoje a Igreja Fiel do Senhor, faz parte daquela nova geração que se iniciou com a família de Noé, são participamos do projeto de salvação do Senhor.
Estamos em Jesus, na arca, cumprindo o que é revelado’’ pelo Espírito Santo. Temos todos os benefícios da graça.
Em plena comunhão com o Senhor, ouvindo as suas orientações, não duvidando das promessas, testemunhando do Seu amor e orando. O Senhor de maneira maravilhosa por amor de nossas vidas quer salvar a todos.
Devemos lembrar que as nossas orações precisam ser sinceras e com fé. Deus viu a sinceridade e fé de Noé, por isso preservou sua vida e da sua família, quando fez vir o dilúvio sobre a terra, e lhes deu salvação, proteção e provisão.
Através de um servo, de uma família a herança eterna foi transmitida. O desejo do Senhor é que transmitamos esta herança para sermos preservados do juízo que está sobre o mundo.
Temos achado salvação no Senhor Jesus, segurança, provisão, paz, como Noé achou em Deus. Nada tem faltado a nós, nem a nossos queridos, o amor do Senhor tem provido todas as coisas.
Nos nossos dias não haverá um dilúvio, mas um grande acontecimento se dará: A volta do Senhor Jesus. Devemos nos preparar. A terra está corrompida, os sinais do fim se cumprem em nossa geração, estamos aguardando o toque da trombeta.
’’ Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo.’’ II Pedro 1.3 e 4



Nenhum comentário:

Postar um comentário