terça-feira, 9 de junho de 2015

Reunião de Senhoras – 17/06/2015

ASSUNTO: AS FESTAS SOLENES DO SENHOR
TEMA: A FESTA DAS PRIMÍCIAS E PENTECOSTES

TEXTO: “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. ” – Atos 2.1,2,3,4.

INTRODUÇÃO

A Festa das Primícias foi instituída por Deus.

Quando Moisés esteve no monte Sinai durante quarenta dias e quarenta noites, o Senhor ordenou que fosse celebrada a Festa das Semanas. – Êxodo 34.22

As festas eram grande marco memorial para o povo de Israel.

A festa das Primícias significava para eles fartura, celeiros cheios, pois era época da colheita do trigo. O povo trazia à memória a escravidão que viveram no Egito. Passaram de escravos, para serem donos da terra que o Senhor lhes prometera, terra que manava leite e mel.

DESENVOLVIMENTO

As Primícias da terra eram oferecidas ao Senhor no primeiro dia após o sábado, pelo sacerdote, juntamente com um cordeiro de um ano, sem defeito. – Levítico 23.9-11

Para a igreja fiel, as Primícias significam uma nova vida que é oferecida ao Senhor Jesus, o novo nascimento.

Jesus é o Cordeiro perfeito apresentado diante do Pai.

Ele, o Senhor Jesus Cristo é as primícias dos que dormem: “Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem” – I Coríntios 15.20. Somente Jesus ressuscitou e está glorificado no céu, assentado à direita do Pai, intercedendo por nós.

O Senhor Jesus, nos dias que antecederam a sua morte, disse que enviaria o seu Espírito Santo, referindo-se à profecia do profeta Joel– “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. ” – Joel 2.28

Logo após a sua ressureição, O Senhor Jesus pediu aos discípulos que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que Ele disse: “… que de mim ouvistes. ”

Jesus disse aos seus discípulos: “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo…” – Atos 1.5

Antes de Jesus ser assunto ao céu, Ele volta a afirmar: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. ” – Atos 1.8

Na Festa das Primícias contavam-se sete semanas – “Festa das Semanas” – 7 semanas que era igual a quarenta e nove dias (7 x 7 = 49) – e no quinquagésimo (50º) dia o sacerdote apresentava o molho das Primícias diante do Senhor.

Este quinquagésimo dia é chamado de Pentecostes, cinquenta dias após a Páscoa (cinquenta dias após a morte do Senhor Jesus). Os discípulos desceram do monte das Oliveiras e foram para Jerusalém. Ficaram no cenáculo juntos com os outros discípulos orando e aguardando a promessa da descida do Espírito Santo.

CONCLUSÃO

A promessa do Pentecostes se cumpriu. O Espírito Santo desceu sobre os discípulos:

“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. ” – Atos 2.4

Esta promessa que o Senhor fez através do profeta Joel, o Senhor Jesus a cumpriu.

No dia de Pentecostes, em Jerusalém, cumpriu-se a Festa das Primícias, pois naquele dia as Primícias da Graça foram apresentadas ao Pai pelo Sumo Sacerdote da nossa confissão, o Senhor Jesus Cristo, ou seja: A Igreja foi batizada com o Espírito Santo “e naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. ” – Pois Pedro cheio do Espírito Santo pregou as boas novas da salvação.

Esta promessa se cumpriu na igreja primitiva e ainda se cumpre na igreja dos nossos dias, pois o Senhor Jesus Cristo continua salvando e batizando com o Espírito Santo.

Vivíamos desejosos de uma intimidade maior com o Pai. A nossa alma sentia sede do Deus Vivo. Conhecíamos a promessa, mas a nossa alma desejava a promessa cumprida no nosso meio, nas nossas vidas.

Quando O buscamos nós O achamos: “E buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. ” – Jeremias 29.13

Vivemos em nossos dias a Festa do Pentecostes. Não podemos deixar que este fogo do Espírito Santo se apague nos nossos templos, na nossa vida. O batismo com o Espírito é poder para testemunhar.

Naquela festa muitos receberam as bênçãos do batismo com o Espírito Santo, outros, zombaram.

A Palavra nos afirma que “eles perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. ” – Atos 2.42

Havia sinais, prodígios e maravilhas!

O Senhor Jesus é o mesmo e o seu Espírito Santo continua desejoso de operar em nosso meio.

A Festa do Pentecostes continuará até Jesus voltar para arrebatar a sua Igreja.

Os discípulos foram para o cenáculo orar e esperar, e nós também oramos e esperamos.



MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário