- TEMA: A FÉ
- ASSUNTO: A FÉ NO PROCESSO DE SALVAÇÃO
- TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 9
EM EFÉSIOS 2.8 PAULO VINCULA A SALVAÇÃO À FÉ QUE VEM DE DEUS.
COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS DESSA FÉ NO PROCESSO DA SALVAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DO CEGO EM JOÃO 9, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:
“... VAI, LAVA-TE NO TANQUE DE SILOÉ...” VS. 7
"... FOI POIS, E LAVOU-SE, E VOLTOU VENDO.” VS. 7
“... TU JÁ O TENS VISTO, E É AQUELE QUE FALA CONTIGO.” VS. 37
(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida).
OBJETIVO DO ESTUDO
Mostrar que:
- A fé salvadora vem de Deus;
- Essa fé opera em nós no encontro com Jesus a fim de que aceitemos o chamado;
- A partir do encontro, essa fé que agora nos foi dada, será exercitada no processo da salvação, a fim de que atendamos a voz do Espírito Santo num processo de santificação.
- andar por fé, é andar na obediência ao plano traçado pelo Senhor para a vida do servo: “vai, e lavate...”
INTRODUÇÃO
EM EFÉSIOS 2.8 PAULO VINCULA A SALVAÇÃO À FÉ QUE VEM DE DEUS.
“E Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Efésios 2:8
O apóstolo Paulo nesse texto vincula a fé à graça. A salvação é decorrente da graça, isto é, do favor de Deus. Entretanto, o instrumento que nos liga a esse favor não merecido é a fé. Portanto, não há salvação sem fé. A graça é a disposição de Deus para salvar e a fé é o elemento criado por Deus na eternidade para colocar o homem dentro da graça para sua salvação.
Assim, essa fé não é gerada pelo homem. Não é uma herança religiosa recebida dos antepassados. Essa fé vem de Deus. É um dom de Deus, isto é, uma dádiva.
A fé que vem de Deus alcança o homem em um determinado momento de sua vida quando o Senhor se revela a ele num encontro para a salvação. Ela é dada ao homem no encontro com Ele, a fim de que esse homem seja conduzido por ela (pela fé) numa caminhada em santificação para a eternidade.
“... pela praça sois salvos...” – isso é Ato da Salvação. “...por meio da fé...” – isso é Processo da Salvação. Por meio da fé: por meio da direção do Espirito Santo.
O cego de nascença em João 9 viveu uma experiência de salvação confirmada no versículo 38, quando ele confessou que cria no Senhor Jesus e o adorou. Nessa experiência está evidenciada uma manifestação de fé que ele não tinha, mas que operou em sua vida quando Jesus passou por ele e o viu, agindo em seu favor.
COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS DESSA FÉ NO PROCESSO DA SALVAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DO CEGO EM JOÃO 9, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:
“... VAI, LAVA-TE NO TANQUE DE SILOÉ...” VS. 7
“e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo”. João 9:7
COMENTÁRIO:
“... Vai, lava-te no tanque de Siloé...”
Aquele cego tinha uma história de vida. Era mendigo e vivia assentado esperando pela compaixão de alguém que lhe desse alguma coisa. Embora tivesse pais religiosos frequentadores da sinagoga, seu estado e sua história não mudaram até que Jesus passasse por sua vida. Ele não passou ali por acaso. Ele sabia que aquele cego estava ali.
O Senhor Jesus untou os olhos do cego com lodo feito com sua saliva e deu-lhe uma direção: O tanque de Siloé. Não era outro lugar, ou outro tanque como Betesda, por exemplo.
ASPECTO PROFÉTICO:
O Senhor Jesus passou um dia por nossa vida para mudar nossa história a partir de um encontro com Ele. Esse encontro não se deu ao acaso, mas foi profético, visto que Ele em sua presciência já nos conhecia e em sua soberania nos escolheu primeiro.
“Vai” – No encontro com Jesus a palavra de sua boca (a saliva) operou em nossos olhos nos impulsionando para uma caminhada: “Vai”.
A salvação não é estática: uma vez salvo, salvo para sempre. “Vai” era a indicação de uma caminhada dinâmica onde a salvação se consolida no exercício da fé.
“Lava-te no tanque de Siloé” – A palavra Siloé significa o Enviado. Isso era uma alusão profética a respeito do Espírito Santo que seria enviado. Portanto, aquela caminhada não era para qualquer lugar. Jesus não o enviou aos religiosos da sinagoga onde seus pais frequentavam. O projeto revelado era de uma caminhada cujo resultado seria a experiência com o Enviado, onde o barro seria tirado e os olhos veriam claramente, pois no processo da salvação o Espírito Santo continua operando para santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.
O homem quando ouve a voz do Senhor a fé entra em seu coração. Agora de posse dessa fé, ele é movido a se lavar, lavar da sua razão do seu querer e isso só sai na lavagem regeneradora das águas do Espírito Santo.
Somente o Espírito Santo é capaz de limpar em nós o barro, ou seja, aquilo que é do homem e assim, passamos a ser orientados por Deus através da fé.
COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS DESSA FÉ NO PROCESSO DA SALVAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DO CEGO EM JOÃO 9, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:
“... FOI, POIS, E LAVOU-SE, E VOLTOU VENDO.” VS. 7
“e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo”. João 9:7
COMENTÁRIO:
“... Foi, pois, e lavou-se e voltou vendo.”
Aqui se expressa a manifestação de fé na vida daquele cego. Uma coisa era Jesus passar, untar seus olhos com lodo e mandar-lhe ao tanque de Siloé. Isso era a manifestação da graça. Porém outra coisa diferente era ele crer e atender aquilo que Jesus estava requerendo. Isso é o exercício da fé.
O cego valeu-se de seu livre arbítrio para atender ao que Jesus falou, porém é evidente que a fé decorrente da presença de Jesus operou em sua vida, pois Jesus é o autor da fé. Ele gera a fé no coração do homem. Por isso, não há fé salvadora sem Jesus.
ASPECTO PROFÉTICO:
“Foi, pois, e lavou-se” – Ele obedeceu à voz de Jesus e foi. O processo de salvação é uma caminhada dinâmica onde a fé é exercitada nos levando a obediência. A fé que veio por uma operação de Jesus o encaminhou a uma experiência no tanque de Siloé, isto é, o Enviado. A fé que nos foi dada no encontro com Jesus nos leva a uma experiência diária com o Espírito Santo.
“E voltou vendo” – A operação no tanque de Siloé o remeteu de volta, agora vendo. Ele voltou e Jesus o encontrou novamente (vs. 35). Quando o Espírito Santo opera na caminhada somos remetidos de volta para um encontro com Jesus, pois o Espírito Santo continua revelando a presença de Jesus no processo de Salvação.
O testemunho da fé que opera nesse processo é de que Jesus nos abriu os olhos e, isso diante de quem quer que seja: dos vizinhos, dos pais, ou dos religiosos, como fez aquele cego.
COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS DESSA FÉ NO PROCESSO DA SALVAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DO CEGO EM JOÃO 9, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:
“... TU JÁ O TENS VISTO, E É AQUELE QUE FALA CONTIGO.” VS. 37
“E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo”. João 9:37
COMENTÁRIO:
“Tu já o tens visto” – Depois de sua primeira experiência com Jesus e a experiência no tanque de Siloé o cego foi questionado pelos fariseus e expulso do meio deles, pois não aceitaram seu testemunho. Todavia Jesus o encontrou e confirmou sua experiência com o Filho de Deus, dizendo-lhe: “Tua já o tens visto”. Porém, vale observar que o cego de fato passou a ver depois que se lavou. Todavia, ele não esteve com Jesus quando voltou, mas sim quando foi questionado pelo povo e pelos religiosos sobre sua experiência. Até esse novo encontro ele não tinha visto Jesus. Entretanto, Jesus lhe disse: “Tu já o tens visto”.
Isso significa que ele viu a Jesus antes que seus olhos físicos fossem abertos.
Ele viu a Jesus pela fé que operou em seu coração no encontro:
- Viu a Jesus quando ouviu a voz dele;
- Viu a Jesus pela saliva que lhe tocou os olhos;
- Viu a Jesus quando obedeceu e foi;
- Viu a Jesus quando entrou no caminho do tanque de Siloé e lá se lavou;
- Viu a Jesus quando testemunhou ao povo e aos religiosos.
Ele viu pela fé que lhe foi dada no encontro e que agora estava sendo exercitada no processo.
“É aquele que fala contigo” – Jesus estava mostrando que a experiência vivida pelo cego não se restringia apenas ao encontro, mas o mesmo Jesus que falou com o cego no encontro, continuava falando agora no processo: “Aquele que fala contigo”. Não é aquele que “falou” e agora não fala mais.
No exercício da fé na caminhada, Jesus continua falando pelo seu Espírito Santo a fim de consolidar a salvação na nossa vida. E o cego, na contrapartida, reafirma sua decisão: “Creio, Senhor. E o adorou”. Vs 38
ASPECTO PROFÉTICO:
A fé que vem de Deus nos conduz no processo de salvação onde vemos o Senhor Jesus todos os dias:
- Na sua Palavra;
- Nos dons espirituais;
- Nos louvores revelados;
- No culto profético;
- Nas madrugadas
- Na consulta ao Senhor pela palavra;
- No clamor pelo sangue de Jesus, etc.
À medida que Ele fala conosco e nos dispomos pela fé a obedecer à voz do Espírito Santo, estamos reafirmando nossa decisão tomada no dia do nosso encontro com o Senhor, dizendo como aquele homem: “Creio, Senhor”.
E o adoramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário