terça-feira, 19 de maio de 2015

A vida exemplar de Daniel - 24/05/2015



TEMA: O testemunho do servo
1ª Aula: Assunto – A vida exemplar de Daniel
Data: 24/05/2015

A VIDA EXEMPLAR DE DANIEL


Introdução
Nabucodonozor, rei da Babilônia, sitiou Jerusalém que era a capital de Judá. O Senhor permitiu isto porque Judá estava em rebeldia, idolatria e os profetas enviados por Deus para trazerem o povo à presença de Deus, se rebelaram a ponto de quererem a morte do profeta Jeremias, que foi tido por eles, como mentiroso e enganador. Era esta a situação daquele povo.
Daniel 1:4 fala da escolha que Nabucodonozor fez, de alguns servos, para trabalharem no reino.
Seriam pessoas de dignidade desde a aparência até o tipo de instrução nas letras e línguas dos caldeus (babilônios).
Houve recomendação do rei para que nada lhes faltassem, inclusive deveriam comer das comidas da mesa do rei.
Dentre os servos, Daniel se destacou por assentar no seu coração não participar daquela mesa porque ele sabia que os alimentos tinham ligação com os ídolos daquele povo. Todos concordaram.
Foram assim ao chefe dos despenseiros do rei e este concedeu–lhes a oportunidade de terem uma refeição longe daquela mesa real.
Dn 1:17-20 – Compareceram à presença do rei que os examinou e segundo a bênção de fidelidade a Deus. Daniel, além de conhecimento, inteligência nas letras e sabedoria, deu também conhecimento em toda a visão e sonhos.
Objetivo da aula: Dn 5
Mostrar que Daniel viu se cumprir as promessas quanto à sua vida a partir do capítulo 1:8 quando ele assentou no seu coração ser fiel a Deus.
Dn 5:12 – “Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento, e entendimento, interpretando sonhos e explicando enigmas, e resolvendo dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Belsazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação”.
Naquela terra estranha, Daniel viveu sua vida de servo de Deus, não se contaminando com aquele mundo que é tipo do mundo em que vivemos cheio de festas que não servem ao Deus vivo, mas ao inimigo de Deus.
Belsazar, neto de Nabucodonozor reinava neste mundo de pecados que já estava no fim, mas ele não cria, como hoje também, o mundo não quer crer.
Dn 5:1 –“O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil.”
Esta festa representa exatamente a festa de um mundo sem Deus, que não se dá por avisado diante da Palavra de Deus, já escrita nos evangelhos que apresentavam o juízo de Deus que está por vir.
Belsazar confiava que tinha alimento suficiente para muitos anos. Assim confia o homem do mundo de hoje. No passado os que morreram no dilúvio achavam o mesmo: Sodoma e Gomorra também não se importavam dos avisos de Deus até que choveu fogo e enxofre. E Nínive? Jonas, o profeta avisou do desagrado de Deus e eles se arrependeram e foram poupados. Deus é bom para com os que ouvem sua voz.
Avisos de Deus no Novo Testamento
“Mateus 24:38,39 – “Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.”

Lucas 11:32 – “Os homens de Nínive se levantarão no Dia do Juízo com esta geração e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas”

Lucas 17:28,29 – “Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos”

Lembrando-nos de que todos os avisos de Deus foram cumpridos.
Nos dias de hoje acontece o mesmo ao mundo que não quer ouvir os avisos de Deus.
O mundo de hoje faz exatamente o mesmo que Belsazar fez:
Embriaga-se com o vinho do pecado. Neste capitulo: 6 referências ao vinho.

v.1a “…bebeu vinho na presença dos mil”.

Apega-se àqueles que, aos seus olhos, são tidos como grandes, para tomá-los por modelo.

v.3 “…e beberam neles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas”.

Usa de deboche (zombaria) às coisas santas (ao trazer os vasos sagrados do templo) – é o caso hoje de músicas gospel foi tirada de dentro da igreja e são cantadas no show do mundo e filmes de deboche a Deus.

v.2 “…mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém…”


Nenhum comentário:

Postar um comentário