segunda-feira, 20 de abril de 2015

A Parábola do Tesouro Escondido - 26/04/2015

ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
TEXTO FUNDAMENTAL: Mateus 13:44

“… O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” Mateus 13:44

INTRODUÇÃO - Uma vez os discípulos perguntaram ao Senhor Jesus por que ele falava às pessoas por parábolas, que são mistérios. (Mateus 13:10)
Jesus respondeu-lhes: A vocês eu dou a explicação das parábolas porque vocês entendem a revelação que dou e que são os mistérios do Reino de Deus (Mateus 13:11).
Para outras pessoas Jesus não explicava, porque elas não entendiam a revelação do Senhor Jesus, pois não criam nele.

A PARÁBOLA DO TESOURO ESCONDIDO

DESENVOLVIMENTO - Essa parábola é mesmo uma grande revelação que só ao longo da existência da igreja iria ser melhor esclarecida.
O homem que achou o tesouro só veio aparecer muitos anos depois do Senhor Jesus. Esse homem se chamava Lutero.
E esse tesouro? O que é? É a palavra de Deus, que contém ensinos que nos deixam maravilhados, como quem acha um tesouro e fica maravilhado com a beleza e a riqueza contida nele.
E o Espírito Santo, que o Senhor deixou para morar em nós, continuou e continua esclarecendo muitas maravilhas, ou seja, abrindo para nós esse tesouro, e vai continuar até o dia quando Jesus vier nos buscar.

Lutero foi um homem que dava aulas de Bíblia a muitos alunos, mas os alunos não podiam ter a Bíblia (A palavra de Deus) nas mãos, porque ela era presa por uma corrente e guardada num lugar bem escondido de modo que ninguém podia tirá-la dali para ler.
Então Lutero lia a Palavra e descobriu ensinos lindos, como por exemplo: Jesus é o bom pastor; Descobriu que existe doutrina e essa doutrina é para todos (doutrina é ensino); Descobriu também que Jesus é o nosso Salvador, ele morreu por nós; Ninguém, só Jesus deu sua vida por nós, e por isso é Jesus quem nos salva.
Ele leu na Bíblia, em Hebreus 10:38: “O justo viverá pela fé”. Que grande tesouro ele achou! A palavra viva! “Eu não tenho que pagar pela minha salvação, pois sou salvo pela fé no Senhor Jesus, que morreu por mim”.
E o que Lutero fez? “Comprou aquele campo”, ou seja, pegou a Bíblia (o tesouro escondido) e traduziu para a língua que o povo falava. Depois ele preparou 95 lições (teses) maravilhosas deste tesouro que estava escondido e pregou-as na porta da igreja de um castelo numa cidade da Alemanha (Wittenberg), no dia 31 de outubro de 1517.
Essas lições diziam que a salvação não era comprada, mas que todos os que, pela fé, creem no Senhor Jesus, são salvos e um dia vão morar com Ele.

Por que esse homem fez isso? A parábola diz que “pelo gozo dele” o homem que o acha, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. Descobrir as maravilhas da Palavra de Deus nos traz gozo, ou seja, alegria. A partir daí trocamos todos os outros valores que temos pela alegria que a Palavra nos traz, pois essa alegria nos leva para a vida eterna.
Aqueles que eram os donos do campo não haviam dado valor, porque o tesouro estava escondido naquele campo e ninguém sabia da existência dele. A Bíblia era um mistério para eles, pois não tinham conhecimento dela, visto que estava ocultada aos olhos das pessoas.

Mas aos que querem saber das maravilhas da Palavra de Deus, a esses Deus revela, como revelou aos seus alunos, discípulos, quando estavam com Jesus aqui na terra.
Agora estamos sem Jesus? Não! Ele nos deixou um revelador dos segredos dele, que é o Espírito Santo.
Foi, pois, o Espírito Santo quem a revelou a Lutero e assim nós temos, hoje, a Palavra de Deus para nos contar tantas coisas bonitas.


Hino: A tua Palavra é tesouro escondido (nº 4466).

Nenhum comentário:

Postar um comentário