quarta-feira, 8 de abril de 2015

3ª Aula: O nascimento de Moisés – O juízo de Deus sobre o Egito – a saída

Data: 12/04/2015
Textos: Ex 12:24-27 / Êx capítulos de 1 a 12

“Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, guardareis este culto. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.” Ex 12:24-27

Introdução
Êx 2:1-2 – Deus chamou um homem cujos pais eram escravos, Arão e Joquebede, que esconderam o filho quando Faraó ordenou que os bebês homens que nascessem fossem mortos. Este Faraó queria com isto enfraquecer o povo, porque já eram muitos.
As parteiras temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera. Entre estes bebês estava Moisés, que foi protegido pela mãe. O bebê foi posto num cesto no rio, no meio dos juncos, e a filha do Faraó o tomou para si e chamou-o Moisés, porque das águas foi tirado.
Deus havia preparado este homem desde que era um bebê.
Moisés foi criado no palácio, conheceu toda a cultura do Egito, mas quando cresceu, pelo ensino que recebeu da sua mãe quando ainda era pequeno, sabia que não era um egípcio. Aos 40 anos ele fugiu do palácio e foi embora para Midiã.
Tornou-se um pastor de ovelhas e Deus o chamou (Êx 3:10) – “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.”
MOISÉS VOLTA AO EGITO
Êx 5:1-2“Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tão pouco deixarei ir Israel.”
Depois de muitas manifestações de Deus, que vieram em forma de castigos, as pragas, com duração de 7 dias cada uma delas:
1ª. As águas transformadas em sangue: (Êx 7:19-25). Não podiam ser bebidas;
2ª. Rãs – Êx 8:1-15 – subiram nas camas, nos fornos, nas amassadeiras inquietando toda a família;
3ª. Piolhos (Êx 8:16-19) – atacavam a cabeça e atingiam os pensamentos. Tiravam a paz;
4a. Moscas (Êx 8:20-28) – Qual o lugar preferido das moscas? As sujeiras, como o apodrecimento do pecado atrai as moscas;
5a. Pestes nos animais (Êx 9:1-7) – A riqueza lhes era tirada;
6a. Úlceras (Êx 9:8-15) – Feridas que raziam inquietação. Vemos todas essas situações no mundo de hoje. Divisões nos lares, vícios, drogas, etc.;
7a. Trovões e Saraivas (Êx 9:22-24) – Deus os atingia para dar-lhes conhecimento do mal e se renderem. Faraó endurecia o coração;
8a. Gafanhotos (Êx 10:12-20) – a ecologia visivelmente abalada. Os frutos destruídos;
9a. Trevas (Êx 10:21-28) – Escuridão tão grande que o povo egípcio ficou sem enxergar um palmo à frente do nariz durante três dias, mas no arraial de Israel havia luz;
Deus mandou que eles se preparassem enquanto os egípcios não podiam fazê-los trabalhar e assim eles se preparavam para irem embora do Egito;
Vejam bem estas pragas e suas mensagens: A igreja do Senhor vai sair deste mundo que está em trevas, mas ela tem a luz. O tempo que eles tinham luz era para se prepararem para a saída;
Jesus é nossa luz, o nosso caminho. Enquanto temos luz também nos preparamos para a nossa saída;
10a. Morte dos Primogênitos (Êx 12:29) – A morte dos primogênitos significou dor em todos os lares. Até o primeiro filho de Faraó morreu.

O povo clamou a Faraó: – O Senhor não sabe que o Egito está destruído?
Veio então a ordem: Deixai o povo ir!
Esta última praga fala da morte para os que querem viver no pecado, viver nas trevas.
Jesus vai voltar e arrebatar o seu povo.
Então veio a orientação: Preparar para saída.
Como seria?
Êx 12:1 – Até o calendário foi mudado. Significava mudança total de vida. Sair da escravatura para a esperança da nova vida.
Como os judeus saíram do Egito?
- Como sairemos do mundo e iremos ao encontro do Senhor Jesus?
Cada família deveria matar, ao entardecer, um cordeiro sem manchas, sem defeito, e o sangue deveria ser passado nas ombreiras e na verga da porta nas casas em que ele fosse comido.
Por quê?
Porque o sangue seria por sinal do Senhor (Jo 14:6), que não permitiria a praga da mortandade dos primogênitos (Êx12:13).
O sangue fala de vida, de libertação, de livramento (Jo.8:32).
Quando estamos cobertos com o sangue do Senhor Jesus temos vitória e o inimigo não tem como nos atingir.
O cordeiro fala do Senhor Jesus (Is 53:9) – Oferta perfeita, sem pecado, crucificado na cruz vertendo Seu sangue (Sua vida) por nós, por amor, sem nenhuma cobrança (Jo 3:16).
E a orientação continua: “E naquela noite, comerão a carne assada no fogo, com pães asmos, com ervas amargosas.” (Êx 12:8-9).
  • Carne assada no fogo - nosso testemunho, nossas atitudes e comportamento são provados a todo o momento, a carne precisa ser mortificada;
  • Pães asmos – Pureza – É o símbolo do Senhor Jesus, que é o Pão sem fermento e o pão é a Palavra revelada. A Obra do Senhor é como o descrito em Is 53:2: Uma obra de humildade e sem aparência, mas repleta do poder do Espírito Santo (I Co 5:7).
  • Ervas amargosas - amargura do cativeiro – nos falam do sofrimento do Senhor Jesus (Is 53:5,7).
  • O cordeiro deveria ser comido por inteiro - (Êx 12:9) cabeça, pés, fressura (vísceras mais grossas, como o coração, o pulmão, etc.) – isso nos fala das exortações, das provas etristezas que os judeus passariam durante a caminhada até a terra prometida – o mesmo ocorre com a igreja fiel (I Pe 4:12-14 – as professoras farão bem em ler este texto. Para adolescentes pode ser usado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário