segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Aula 1 - Os Heróis da Fé - José

Tema: Os Heróis da Fé
1ª Aula: José 
“Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel...” Hb 11:22a
O objetivo desta aula é mostrar  que José,  mesmo sendo governador do Egito, agiu por fé, sabendo que o lugar do povo de Deus não era no Egito, mas na terra que Deus prometera a seus pais.

Introdução
Este mês  vamos continuar estudando sobre os heróis da fé. A  Bíblia nos ensina na carta aos Hebreus,  no capítulo 11, sobre servos que receberam o chamado de Deus. Eles  tiveram uma experiência de salvação e foram grandemente usados pelo poder de Deus. 
Os heróis da fé foram servos e servas que guardaram em seus corações os ensinos deixados por Deus.  Praticaram esses ensinos e  receberam o poder de Deus para serem usados como instrumentos nas mãos do Senhor. Muito diferente dos heróis de ficção deste mundo, que não existem e nem tão pouco possuem poderes de verdade.  Eles tiveram como recompensa a eternidade com Deus. Na aula de hoje vamos falar de José. 

Desenvolvimento 
José era um dos doze filhos de Jacó. Desde pequeno aprendeu com seus pais a crer, a temer a Deus, a obedecê-lo. Guardou todas as Suas promessas em seu coração,  porque Deus é poderoso para cumpri-las na vida daqueles que O buscam.
Deus concedeu a José dois sonhos que mostravam que ele seria usado diante de toda a sua 
família (Gn 37:5-11). Mas os anos se passaram e José sofreu três grandes injustiças:

1ª: Foi vendido como escravo: quando tinha apenas 17 anos (Gn 37:27).
2ª: Foi levado para a prisão: por algo que ele não fez, ou seja, injustamente (Gn 39:7-20).
3ª: Foi esquecido na prisão: mesmo após ter interpretado o sonho do copeiro (Gn 40:23). 

Mas nada abalou a sua fé no Deus a quem servia. 
Após dois anos que o copeiro havia sido liberto da prisão, Faraó, rei do Egito, teve dois sonhos e ninguém conseguiu interpretá-los. Então, José foi levado até Faraó, e o Senhor Deus lhe concedeu a interpretação daqueles sonhos. Aleluia! Faraó reconheceu que José tinha entendimento e sabedoria, pois o Espírito de Deus estava sobre ele. Que maravilha é o servo que dá um testemunho fiel do nome do Senhor! 
“...Acharíamos porventura um varão como este, em quem haja o espírito de Deus?” Gn 41:38b
Precisamos testemunhar do Senhor independente do lugar em que estivermos:  na escola, em casa com os nossos colegas. O Senhor quer salvar a muitos através do nosso testemunho. Eles verão em nós um coração cheio de fé.
Conforme José havia interpretado, os sonhos dados a Faraó se cumpriram e uma grande fome se levantou sobre toda a terra e chegou à Canaã, onde vivia a  família de José. Jacó enviou seus outros  filhos para buscarem alimento no Egito, pois sabia  que  lá  havia  prosperidade e muito alimento (Gn 42:2).
Após descobrirem que José estava vivo, Jacó vai com toda a sua família para o Egito. A profecia de Deus se cumpriu, e José passou a ser o segundo homem mais importante no Egito. Lembram-se dos sonhos de José? Pois é, aquilo que Deus promete, Ele cumpre, porque Ele é fiel! Aleluia!
Olha a maravilha que Deus operou na vida de José, por ele ter sido temente, obediente e fiel a Deus: Deus abençoou grandemente a sua vida, o seu lar e também a todos os seus familiares. 
Se nós formos fiéis e obedientes a Deus, veremos,  a cada dia,  as promessas de Deus se cumprindo também nas nossas vidas. Veremos as bênçãos do Senhor nos nossos lares, no meio dos nossos familiares, e seremos mais que vencedores.
Mas imaginem, se em meio às lutas e dificuldades, José tivesse abandonado a sua fé, o seu Deus? 
Ele certamente não teria visto as promessas de Deus se cumprirem em sua vida e em toda a sua família.
E vocês sabem por que José não desanimou? Por que  ele suportou todas aquelas situações difíceis? Porque José tinha um amigo fiel,  o Senhor, que não o abandonou e esteve ao seu lado todos os dias da sua vida. Aleluia!!!
Nós também, como José, muitas vezes passamos por situações difíceis que aos nossos olhos não iremos suportar. Às vezes   somos rejeitados, injustiçados, passamos por lutas e aflições. Mas precisamos lembrar que Jesus, o nosso amigo fiel, está sempre ao nosso lado. 
No Egito, José teve muita riqueza e poder. Mas ele não se iludiu com nada disto e nem se contaminou com os costumes daquele lugar. Apesar de estar no Egito, o Egito nunca esteve no seu coração. 
Neste mundo existem muitas riquezas passageiras que querem nos atrair, nos envolver e nos tirar do caminho rumo à eternidade.  Não podemos deixar que a coisas deste mundo entrem em nossos corações. 
José sabia que por um tempo o povo de Deus iria morar no Egito, mas o lugar do povo não era ali. Ele se lembrava da promessa feita a Abraão, a Isaque e Jacó e sabia que o Egito não era a morada permanente do povo de Deus. “Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel...” Hb 11:22a

Conclusão
José teve a sua vida marcada pela fé, obediência e fidelidade a Deus. Pela fé, José entendeu que o lugar do seu povo era na terra que Deus prometera: a terra de Canaã. 
Nós também sabemos que não somos deste mundo. Estamos aqui de passagem. Vivemos neste mundo, mas não somos deste mundo. O nosso lugar é na  eternidade (Jo 14:2-3). Por isso não podemos deixar que a coisas deste mundo entrem no nosso coração. Uma terra prometida nos aguarda. O nosso coração deseja estar na terra que Deus nos prometeu. Por isso o nosso grito é: Maranata! O Senhor Jesus Vem!

Sugestões de louvores:  Jesus o melhor amigo (145); Eu quero andar sempre com Jesus (24); Este 
mundo não é meu lugar (123); Jesus prometeu nos buscar (177). 

Perguntas para as Crianças e Intermediários:  Como se chama o herói da fé, que perto da sua 
morte,  disse que os filhos de Israel sairiam do Egito para a terra Prometida?   Resposta:  José. 
“Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel...” Hb 11:22a

Perguntas para os Adolescentes:  O que José mencionou, pela fé, próximo de sua morte?
Resposta: Pela fé José, próximo da sua morte, mencionou que os filhos de Israel sairiam do Egito. 
“Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel...” Hb 11:22a

Nenhum comentário:

Postar um comentário