quinta-feira, 4 de junho de 2015

Reunião de Senhoras – 10/06/2015

REUNIÃO DE SENHORAS – 10/06/2015

ASSUNTO: AS FESTAS SOLENES DO SENHOR

TEMA: A PÁSCOA – SAÍDA

“E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. ” – Êxodo 12.14

INTRODUÇÃO - A história da saída do povo de Deus (os hebreus) do Egito para a terra de Canaã foi marcada por sinais e maravilhas. O Senhor ordenou que estas datas fossem comemoradas, com festas, onde o povo se alegraria e recordaria momentos em que Deus os havia resgatado de forma memorável e assim transmitiriam para gerações os feitos do Senhor. Desta mesma forma o Senhor tem marcado as nossas vidas com sinais e maravilhas. Assim, há um povo que tem deixado o Egito (o mundo) rumo à Canaã Celestial. O Senhor também nos tem feito comemorar a nossa libertação e podemos proclamar a Salvação.

DESENVOLVIMENTO - A festa da Páscoa foi instituída para lembrar a libertação do povo de Deus (os hebreus) das mãos de Faraó, no Egito. Eles estavam cerca de 400 anos no Egito e foram escravizados após a morte do Faraó que conheceu e que tornou José governador do Egito.

O Senhor preparou um homem, Moisés, para resgatar o seu povo. Era um momento difícil.

Muitos sinais pelas mãos de Moisés foram feitos diante de Faraó (10 pragas), mas de forma alguma ele deixava o povo sair do Egito.

Então o Senhor falou a Moisés e deu toda a orientação para que o povo fosse livre das mãos de Faraó. O Senhor determinou a data do início de uma nova vida.

E disse o Senhor a Moisés: No primeiro mês do ano, mês ABIBE, (calendário Judaico), correspondente a março/abril do nosso calendário, cada família tomaria um Cordeiro sem mácula – macho de um ano e o guardaria até o decimo quarto dia do mês e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificaria à tarde. Cada família tomaria do sangue do Cordeiro e poria o sangue em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que comeriam o Cordeiro.

A ordem que o Senhor deu a Moisés é que eles comeriam o Cordeiro com os Lombos cingidos, os sapatos nos pés, o cajado na mão e o comeriam apressadamente, pois à meia noite, o Senhor feriria de morte a todos os primogênitos na terra do Egito.

Assim na obediência, à meia, noite quando o anjo passou houve a morte dos primogênitos em todas as casas dos Egípcios, mas nas casas dos hebreus o sangue do Cordeiro estava nas ombreiras e na verga da porta. Houve, portanto, livramento – Vida.

Assim será para a igreja fiel, haverá o raiar de um novo dia quando o Senhor Jesus vier buscar o seu povo que tem entendido a libertação pelo poder do sangue do Cordeiro.

Esta data foi um memorial para o povo de Israel e assim foi instituída a “Festa da Páscoa” porque com mão forte o Senhor tirou o seu povo da escravidão do Egito. A palavra de Deus desde o princípio, no livro de Gênesis, nos aponta para o Cordeiro.

No Novo Testamento encontramos vários textos anunciando o Senhor Jesus como Cordeiro de Deus: “… Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. ” – João 1.29

“Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado…” – I Pedro 1.19

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro…” – Apocalipse 12.11

Hoje, o Espírito Santo habita no coração dos servos. O momento atual, no mundo, é de trevas como foi no Egito.

Os sinais estão visíveis no mundo, as pragas, os juízos (fome, pestes, terremotos, guerras, rios se secando, espécies marítimas desaparecendo, etc.…).

A orientação é a mesma que Deus deu a Moisés: – Levai o Cordeiro para as vossas casas, guardai-o! O Cordeiro dentro de casa nos fala da intimidade do servo com Deus no lar, junto com a família e do sacrifício eterno que nos garante o livramento da morte.

CONCLUSÃO - O momento que vivemos, profeticamente, é o mesmo que o povo de Israel viveu para ser livre de Faraó e da escravidão no Egito.

A festa da saída, a Páscoa, é comemorada pelos Judeus e para nós ela é vivida todos os dias. Estamos em festa, pois temos entendido que o Senhor Jesus é o nosso Cordeiro Pascal e pelo seu sangue somos livres da morte e da escravidão do pecado e aguardamos o grande dia da nossa saída para sempre deste mundo, para entrarmos na Canãa Celestial.

Mas, há um mistério revelado na Palavra. Assim como o povo de Israel teve que cumprir todas as ordenanças para sair do Egito, a Palavra nos diz: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade e pratica a justiça e fala verazmente segundo o seu coração” – Salmos 15.1-2

Assim como Moisés cantou quando Faraó e todo o seu exército pereceu no mar vermelho (Exodo15), a igreja cantará o cântico de Moisés: “E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor, Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. ” – Apocalipse 15.3


MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário